quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Jornal I,as bicicletas e os media..

É com agrado que tenho visto nos jornais cada vez mais referências às bicicletas. Quer em artigos, quer mesmo nos comentários (apesar do teor irónico de alguns comentários em temáticas ligadas ao aumento do preço dos transportes), têm sido uma constante e é um bom indicador de que pedalar está na moda.



"Escolha uma bicicleta para si" foi um pequeno artigo que saiu no Jornal i, e em apenas 7 passos dá conselhos sobre como fazer a compra acertada. Triste é observar que quem escreveu este artigo, além de não perceber muito do assunto, não se deu ao trabalho de investigar um pouco mais ou até pedir ajuda a pessoas mais informadas.

Assim, e sem qualquer tipo de pretensão, aqui vão umas pequenas notas sobre o assunto:

1- Escolha um modelo mais leve. Opte por uma bicicleta de alumínio. São mais leves e para quem não está habituado a pedalar, terá mais facilidade.

->Leve = bom | Já a regra de que alumínio é mais leve, nem sempre (ou quase nunca)..

2- Tenha a sua altura em consideração. Não se escolhe uma bicicleta apenas pela sua beleza. É importante ter em consideração a sua altura e as respectivas polegadas da bicicleta. Assim, se mede 1,60 metros, o quadrado de ter 16 polegadas. Se medir 1,70 metros, deverá ter 17 polegadas e assim sucessivamente.

-> Este tipo de forma de escolha da medida do "quadrado" é bastante falacioso, até pq para diferentes tipos de geometria de bicicleta (estrada, btt,bmx) as contas são feitas de forma diferente... Escolhi um dos muitos sites com uma calculadora de tamanho na net só para exemplificar: http://www.ebicycles.com/bicycle-tools/frame-sizer

3- Experimente-a. Sente-se na bicicleta e experimente-a. Verifique se a distância entre o selim e o guiador é adequada para si.

-> Oh yeah!

4- Escolha do selim. Este deve ser largo, de pele, almofadado e, principalmente, confortável, caso contrário, sempre que andar de bicicleta, sentirá dores nas costas e não só.
-> lol, isto depende uma vez mais de montes de variáveis...

5- Sistema de travagem. Opte pelo sistema de travagem V-Brake, suspensão dianteira e com 21 a 24 mudanças.

-> Uma bicicleta com 24 mudanças trava melhor? :>

6- Procure pneus finos. Pneus finos, estreitos e com pouco relevo são os melhores para conduzir sem fazer muito esforço. As rodas devem ter 26 centímetros de diâmetro, ser polivalentes e equilibradas, e ter um quadro rebaixado para facilitar as entradas e saídas.

-> Aqui suponho que se estava a referir a rodas com 26 polegadas...

7- Capacete. Na compra da bicicleta lembre-se de comprar também um capacete. Zele pela sua segurança.

-> Isto já foi por demais comentado...





Aqui, num registo completamente diferente, até porque se trata de um artigo com entrevistas a malta cá do burgo que anda sempre de bicicleta, o site do SAPO fez aqui um belo artigo:


(também é interessante ler os comentários ao artigo para tomar o pulso à mentalidade dos leitores)
Biclas ao poder! :)

Sem comentários: