segunda-feira, 10 de julho de 2017

Os treininhos semanais



Treininho, um nome intencionalmente pouco pretensioso (não entro em grandes competições :p), mas que corresponde especialmente bem à minha actual realidade: depois de ter aparecido um novo membro da família (o João!), as voltas de bicicleta estão um pouco mais limitadas tanto em quantidade como na distância.
Mesmo assim e porque  são muito influentes na minha sanidade mental, têm ainda assim tido periodicidade semanal (yeahhh!).
Quem já pedalou comigo, e/ou conhece a minha forma de ser, sabe que não tenho grande predisposição a “dar tudo na estrada”, a bater tempos por bater ou a ser “rei da montanha” - passear de bicicleta é o meu lema, parar para tirar as fotos frequentemente e comer o pão com marmelada num qualquer sítio idílico são normalmente os objectivos.
Os treininhos são contudo um “abre caminho” a esse propósito, acho que consigo normalmente não atrasar (muito?) toda a malta, e ao mesmo tempo “treinar” acima da minha velocidade normal/usual - torna-se assim muito mais fácil fazer os ditos passeios ciclo-turísticos sem grande esforço e a uma média decente.




Tão ou mais importante que isso, a energia de grupo bem como a partilha do nascer do sol e respectiva camaradagem e troca de galhardetes em volta de uma chávena de café são algo impagável.









Nem todos podem sempre aparecer, e este domingo não foi excepção, mas tivemos o privilégio de assistir a uma estreia: a do João e da sua bicicleta nova, uma Pelago Sibbo!





A Pelago é uma marca com a qual eu e toda a equipa Velo Culture nos identificamos. Formada por ciclistas finlandeses, tem por objectivo criar bicicletas que cumpram o seu objectivo da forma simples e eficaz, tendo como estrutura dorsal uma simbiose entre função, estética e robustez/durabilidade.
A Sibbo do João é o modelo mais rápido e mais dedicado à estrada, com tubagem em aço Columbus Thron, grupo 105, e uma postura mais aerodinâmica.



Para além do João também compareceu o Senhor Teixeira, grande companheiro destes passeios ciclísticos, e a sua já experiente Titan.




Decidimo-nos a rolar para norte, fazendo um pouco de nacionais, bastante calmas ao domingo de manha: N13 até Gião, fazendo parte do caminho de Santiago, depois subindo até Santa Eufémia e desviando para Vilar de Luz (para ver os aviões), regressando pela outra nacional, a 104.
Como tinha compromissos de almoço, tentei encurtar este percurso um pouco usando os mapas do Strava.
Era uma zona sem grandes estradas para fazer desvios, mas pareceu-me ver um belo estradão de terra batida que poupava uma boa meia hora a pedalar.



O estradão revelou-se afinal um caminho de cabras, o meu perdão aos companheiros de pedalada, mas a aventura assim ficou mais completa ;)

Exercício feito, músculos tonificados, cabeça limpa - toca a ir para casa, tomar banho e embalar o João:


Uma publicação partilhada por Sérgio Moura (@sergmoura) a

Para a semana há mais!

Sem comentários: