sábado, 15 de outubro de 2011

"O lugar dos ciclistas é no passeio!"

"Ciclistas é na berma!"
"O lugar dos ciclistas é no passeio!"
Por estranho que pareça, esta última até já ouvi da boca de um policia. Será talvez o cúmulo da 'desinformação', mas para muitos automobilistas é assim que deve ser (um misto de ignorância, esquecimento e comodidade).

Se consultarmos o Código da Estrada vigente podemos concluir que a bicicleta é um veículo:
Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas accionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.
Se somos um veículo, somos obrigados a circular na estrada com os restantes veículos, e mesmo a circulação na berma é proibida (embora por uma questão de bom senso eu as utilize especialmente em estradas nacionais e afins).


A única ressalva a esta regra geral aparece no artigo 78º:
Quando existam pistas especialmente destinadas a animais ou veículos de certas espécies, o transito deve fazer-se por aquelas pistas.
Ou seja, se existem ciclovias, temos de as utilizar.
Este é um dos pontos que me agradam menos nas ciclovias, como elas invariavelmente são mal feitas, e pensadas de forma a quem vai a passear, podem tornar-se uma menos-valia para o utilizador de dia a dia que tem compromissos para cumprir.

E é tudo por hoje! Bom fim de semana :)

4 comentários:

Ana Brütt disse...

"A miúda é doida! Anda no meio dos carros." Disseram-me uma vez ao ver-me na estrada! Para mim o perigo não são os carros, mas as pessoas que os conduzem. E sim, é vergonhoso ser obrigatório andar nas ciclovias, não foram correctamente projectadas e muitas têm carros em cima, pessoas lá a andar, e buracos...

Sérgio Moura disse...

À custa do projecto dos retratos a ciclistas urbanos, vou interpelando muitos ciclistas, alguns deles ainda um pouco 'verdes', que, por medo ou falta de prática, usam mais o passeio que as estradas.
Se isto servir como tábua de lançamento para se tornarem ciclistas a sério, óptimo, agora prolongar esse tipo de utilização muito tempo é bastante mau, quer para os peões, quer para a sua própria segurança.
Uma bicicleta no passeio dá uma falsa impressão de segurança (montes de obstáculos que podem aparecer, carros a sair de garagens, pessoas de edifícios, etc) e a longo prazo e com o aumento do número de ciclistas vai inevitavelmente criar conflitos..

vera disse...

ontem fui da ribeira á foz e aquilo é engraçado... "ciclovia partilhada" que bem passa despercebida pois o chão sendo na sua cor normal, só quem vir a sinalização de ciclovia que aparece de vez em quando fica a saber que deve ir por ali. mas o piso desses troços é maravilhoso! ao passar mesmo em frente á gurda nacional republicana ou polícia ou algo assim (!!) um carro circula mesmo pela ciclovia, sendo eu obrigada a ir para a estrada, por isso acabei por, na maior parte do caminho ir pela estrada. além disso a "ciclovia partilhada" começa e acaba de 500 em 500 metros o que dá mesmo jeito. ponto alto da viagem: o observatório de aves pela noite. aquela ponte é suposto atravessá-la a pedalar??

Sérgio Moura disse...

Deviam multar quem desenhou essa ciclovia, Vera :)