domingo, 18 de setembro de 2011

Semana Europeia da Mobilidade!



Pois bem, como já todos devem saber, estamos em plena Semana Europeia da Mobilidade! Digo isto porque com tantas actividades propostas, mesmo o cidadão mais alheado das notícias, acaba por tropeçar (esta palavra foi bem escolhida), neste 'evento'.
O Porto cidade bem conhecida pela sua mobilidade a alta velocidade, já participa há alguns anos neste evento que chegou a incluir o encerramento de algumas artérias na baixa a propósito do Dia Europeu sem Carros, mas claro que isso não durou muito porque "as pessoas têm de ir trabalhar" e, como toda a gente sabe, só pode ser de carro. ;)

O ano passado, e para "promover a mobilidade" iniciaram aquela campanha 'idiota' em que se responsabilizava os peões pelos atropelamentos nas passadeiras. Sim, era mesmo isto... vou recordar as palavras do então Ministro da Administração Interna:

"existe um número elevado de mortes" nas estradas, sendo que "entre os mortos em desastres rodoviários, há cerca de 18% de peões". Dessas mortes, "cerca de 40%" acontecem a atravessar passadeiras, vitimando, na sua maioria, "pessoas idosas".

Portanto, morrem pessoas idosas nas passadeiras, o local onde o peão tem o direito e o dever de atravessar, mas mesmo assim o ministro acha que os peões devem ter:
"cuidados muitos especiais", mesmo "que atravessem nas passadeiras".

Qualquer pessoa sensata, ao ouvir isto sente que já não há controlo sobre os mundo automóvel, eles atropelam pessoas idosas na passadeira apenas porque elas não tiveram cuidados especiais (traduzindo: mesmo na passadeira, é preciso é deixar os carros passar ou então lidar com os ossos partidos).

Meus amigos, é assim que se promove a mobilidade em Portugal e tendo isto como base, o programa de este ano até quase parece maravilhoso:

Analisando:
. escolinha do transito onde se ensina as crianças a deixar os carros passar nas passadeiras para não lhes acontecer algo como às "pessoas idosas";
. exposição sobre uma meia-maratona (fotografias de atletas a correr num evento desportivo vão inspirar muitas pessoas a usar o metro ou a bicicleta);
. um Mobipaper e um jogo de Basquetebol em cadeira de rodas (??);
. uma super aula de Yoga e de ginástica (?);
Para terminar em beleza o: "Dia Europeu sem Carros".

Sim! O Porto participa no dia Europeu Sem Carros. De que forma?
Bom.. conforme o nome indica, seria de supor assistir ao fecho de algumas ruas, mas os responsáveis pela iniciativa preferem marcar esse dia apenas com a campanha "Conduza menos, leia mais" que consiste em distribuir livros aos utilizadores de transportes públicos. Fantástico, não é?

E viva a mobilidade! 8-)

2 comentários:

vera disse...

posso sugerir outras actividades, p ex. um jogo solteiros/casados, actuação do grupo coral da igreja nossa senhora X, são coisas que tal como as do programa, tem muito a ver com mobilidade...

Sérgio Moura disse...

Ora nem mais, Vera, dá para ver a (falta de) importância que é dada à mobilidade.