segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dê-nos uma boa razão para pôr alguém a andar de bicicleta

A Mónica Santos e Suzana Dias – designers de comunicação e em fase de doutoramento - pediram-me para divulgar este pequeno inquérito virado para quem anda de bicicleta:

Dê-nos uma boa razão para pôr alguém a andar de bicicleta
PROJECTO: Design e mobilidade – por uma cidade mais inteligente e emotiva

Sempre se andou de bicicleta por diversas razões. Contudo, hoje, essa opção pode até ser uma atitude politica.
O meu vizinho comprou um Mercedes. Eu faço questão de andar de bicicleta” – o carro é um objecto simbólico – uma espécie de avatar, através do qual as pessoas se fazem representar socialmente. Se umas têm a pretensão de demonstrar poder e riqueza através desse uso, outras contribuem para reciclar essa mentalidade face aos problemas ecológicos, económicos e de saúde, reais. Recai sobre nós a decisão consciente de escolher o nosso avatar.

Entre muitas outras razões, a bicicleta é também uma expressão de liberdade e integração social. O vidro do automóvel separa as pessoas, a bicicleta integra-as.

QUEM SOMOS?

Mónica Santos e Suzana Dias – designers de comunicação e em fase de doutoramento.

EM QUE CONSISTE O PROJECTO?

Este projecto está a ser pensado dentro do âmbito de uma cadeira de doutoramento em Arte e Design. Tem a ambição de ser uma pequena, mas rica, experiência entre nós e as pessoas que quiserem participar.

Ao colaborar connosco estará na posição de cliente e de autor ao mesmo tempo, ou seja, irá dizer-nos qual a melhor forma para sensibilizar alguém a utilizar a bicicleta. Nós, enquanto designers de comunicação, iremos traduziremos essas ideias visualmente. Daremos forma aos dados que nos chegarem e iremos analisar a eficácia comunicativa.

COMO PARTICIPAR?

Muito simples:

1) diga-nos, numa frase, expressão ou ideia, o que diria a um amigo para o motivar a andar de bicicleta.

[(dica) lembre-se da eficácia do humor e da emoção quando se trata de persuadir alguém].

2) Quais os pontos que identifica como mais relevantes para sensibilizar a sociedade para preferir a bicicleta a outro veículo.

3) Conte-nos em 3 linhas como personaliza (ou personalizou na adolescência) a sua bicicleta. Qual a memória que o/a liga à bicicleta?

Uma vez que é co-autor, deixe-nos um elemento identificativo: nome, nickname, email.

OBJECTIVOS?

- Este projecto é um exercício com um fim meramente experimental. Verificaremos, através dele, se a colaboração directa da criatividade das pessoas com um designer de comunicação, pode ou não potenciar a mensagem, tornando-a mais eficaz que um trabalho institucional. Neste caso, mais eficaz que uma campanha de sensibilização institucional.

– Dar lugar às pessoas para serem co-autoras numa mensagem visual.

- Substituir a ideia de ‘cliente’ por ‘colaborador’.

- Uso da plataforma digital pela ligação directa a grupos específicos em redes sociais para: levantamento das necessidades comunicativas; criatividade social; divulgação viral da mensagem.

- Uso da internet como plataforma colaborativa, para um fim democrático.

- Utilização do design de comunicação para um fim ético, politico e social.

- Disseminar o resultado desta experiência (mensagem de sensibilização para a utilização da bicicleta) através da Internet de forma gratuita.

DÚVIDAS?

Não hesitem em contactar-nos:

bicicla@clix.pt

PRAZO DE PARTICIPAÇÃO?

(curtinho) até dia 11 de Junho.

Obrigada!

Suzana Dias e Mónica Santos