sábado, 19 de dezembro de 2009

A bike da moda


Hoje de manhã, tive a ocasião de testar uma das biclas "da moda" (tks hugo).. uma fixie ou fixed. Porque é que se chama assim?
Tem apenas uma "velocidade" e o cubo traseiro não tem roda livre, portanto, quando a roda se movimenta, inevitavelmente os pedais também o fazem. -> Assim tipo os nossos triciclos de infância :D

Vantagens?
.simples = + bonito;
.menos peças = menos "coisas" para desgastar;
.melhor rendimento.

Desvantagens?
.são umas quantas mas não me apetece especificar quais :p

Para mim não faria sentido como única bicla lá de casa, mas poderia ser um projecto giro para concretizar durante este inverno... (salvando algum quadro de estrada dos anos 70/80 de ir para a sucata)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Bicicletada extra de Dezembro


























Olá a todos!

Este mês a bicicletada calha num dia curioso - 25 de Dezembro. Assim sendo, e porque nem todos podem comparecer dia 25, vamos ter uma bicicletada extra já esta sexta feira dia 18.
Mas atenção que a de dia 25 continua a realizar-se.. apareçam!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Transportar carga!




























Sou adepto de soluções "faça você mesmo" e ao encontrar este artigo achei interessante partilhar:

Commutebybike

Vamos lá tornar as nossas biclas ainda mais versáteis :)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nova ciclovia do Porto

Conforme alguns já devem conhecer, está previsto o lançamento de várias ciclovias para a cidade do Porto, sendo que a primeira (seria a segunda da cidade, mas acho que a da marginal só com grande imaginação se pode chamar de ciclovia) foi recentemente inaugurada (ainda estão a fazer obras em algumas partes, suponho que o calendário eleitoral tenha obrigado a tal).

Sendo assim e como ciclista invicto que sou, decidi ir percorrer esse trajecto e tirar umas fotografias. Estava curioso para saber que tipo de atitude foi tomada, e a forma como se concretizou a obra...

Seguem-se algumas fotografias de todo o trajecto e um ou outro comentário:

Inicio (ou final) da ciclovia no parque da cidade... as marcações por enquanto são legíveis.

Primeiro atravessamento...










Esta parte no meio da Av. da Boavista ficou com piada... as árvores ajudam.









Primeira "situação". Este sinal de transito está sempre verde para os automóveis. Para se poder atravessar é necessário vir aqui carregar no botão da passadeira.. hmm afinal somos peões ou veículos ?







Na minha opinião, a ser necessária a ciclovia, acho que esta é a melhor forma de ser concretizada. Marcação e pavimento, transito na faixa de rodagem... Apesar de nesta imagem existirem mecos, só a marcação do pavimento já "informa" os condutores para a distância de segurança.



















Resulta, não?











Esta primeira rotunda também parece funcionar bem.. Espero que os carros que vão a sair da rotunda respeitem o nosso posicionamento...











Aqui o transito passa a ser feito no meio faixa de rodagem..












Nestas situações temos prioridade sobre os carros?








E nesta? Este é um dos pontos que acho bastante perigosos pq nem os carros nem os ciclistas sabem muito bem quem tem a prioridade, e o atravessamento é necessário... A forma excessivamente rectilínea do traçado tb é algo estranha de se "cumprir".










Este também é um ponto complicado, já que quem vem no sentido contrário (do que estou agora) sente-se em contra-mão com o transito automóvel...







Mais um atravessamento... seria interessante colocar sinalética a ilucidar prioridades. Aquela barra branca que se pode ver do lado direito é uma barra para os automóveis pararem (conforme tem antes das passadeiras). Será que quer dizer que temos prioridade? Seria boa politica. Mas a ser tem de se esclarecer com sinalética.














Esta curva é assim meio apertada :p







Esta fotografia já é dentro do parque da pasteleira.. Se para passear é agradável, acho que dentro de um parque não faz grande sentido existir uma ciclovia... afinal, não é preciso proteger os ciclistas dos automóveis, certo?
Além disso, para o utilizador utilitário, este percurso é bastante idiota pois dá montes de voltas. Quem quer ir de A para B tem mesmo de abandonar a ciclovia antes de entrar no parque. Ou então vai numa de passeio...










Já a descer em direcção ao rio, existe um grande passadiço em madeira... As cores do Outono dão bom ar à ciclovia..















Final desta ciclovia...




Espero que gostem das fotografias... foi um passeio lúdico, assim como me parece ser o propósito desta ciclovia. Ainda estamos longe de algo mais vocacionado para o utilizador utilitário (quanto a mim só necessário nas vias mais rápidas, pois nas outras a estrada é o nosso local).

Sérgio

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ciclovias e utilização de bicicletas

A utilização da bicicleta é cada vez mais encarada como uma alternativa de transporte urbano. Silenciosa e amiga do ambiente (e da saúde dos seus utilizadores), a sua utilização nas cidades portuguesas vai crescendo timidamente.

Dia 23 de Setembro, a partir das 21:30, no Clube Literário do Porto (Rua Nova da Alfândega, 22, Porto - à ribeira), a Campo Aberto organiza um debate com os seguintes convidados:

· Miguel Torres, colaborador do projecto Futuro Sustentável, onde foi proposta uma rede de ciclovias para o Grande Porto;

· Pedro Serra, do movimento Massa Crítica;

· João Neves, responsável pelo projecto Civitas, em curso na cidade do Porto.

Este debate surge no seguimento de uma conversa que se iniciou online quer no site da Campo Aberto quer no blog "Baixa do Porto" a propósito da utilização da bicicleta como meio de transporte e dos potenciais conflitos que podem surgir entre peões, ciclistas e automobilistas. O debate insere-se ainda na semana europeia da mobilidade.


Apareçam! :)

domingo, 13 de setembro de 2009