quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Faz tu mesmo!
Tenho aproveitado estes dias por casa (tinha ainda uns dias de férias por usufruir) para me dedicar à tentativa de produção de dois acessórios para uma bicicleta que estou a montar.
Quais são eles?
1º - Para-lamas em madeira. Sim, em madeira... pq são bonitos e errr.. naturais :)
2º - Porta-couves dianteiro. É curioso, nunca encontrei um à venda em Portugal, e acho que são um produto bastante interessante. Sinto-me mais descansado quando vejo a "carga" que transporto, já que noto se ela cair (o mesmo não acontece no traseiros). Este tipo de suporte tb é mais versátil que as típicas cestas, pois não impõe um limite volumétrico ao que pretendemos transportar.
Os dois projectos ainda estão em fase embrionária mas deixo aqui um pequeno teaser...
Quando estiverem acabados voltarei a postar, relatando sucesso ou fracasso... a ver vamos!
Bom ano novo a todos!
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Diluvio
Hoje numa das minhas tradicionais deslocações, e porque estou de férias, decidi fazer os 35km que separam o Porto da cidade da Póvoa de Varzim a pedalar.
O tempo não estava bonito, mas a força de vontade era bastante e o equipamento para a chuva serve para estes dias.
Erro nº1: peguei na minha bicicleta de estrada.. se tem melhor rendimento para fazer kms a sério, tb lhe falta uma coisa importante - para-lamas!
Erro nº2: tenho umas Rain Mates que fazem uma protecção das calças na parte da frente, deixando a perna respirar (ao contrário das calças impermeáveis). Infelizmente eu não tinha comigo a parte inferior das ditas, pelo que só me protegiam até aos joelhos:
São um acessório bem útil e discreto, mas se funcionam em quase todas as situações de chuviscos moderados, hoje não foi possível cumprirem a sua função...
Até é bem fixe pedalar assim, sente-se de forma intensa a força dos elementos, provamos a chuva que nos escorre pela cara e no final tudo se recompoe com um banho de água quente.
Não será coisa para repetir todos os dias, mas uma molha de quando em vez só faz bem ao espirito :)
sábado, 19 de dezembro de 2009
A bike da moda
Hoje de manhã, tive a ocasião de testar uma das biclas "da moda" (tks hugo).. uma fixie ou fixed. Porque é que se chama assim?
Tem apenas uma "velocidade" e o cubo traseiro não tem roda livre, portanto, quando a roda se movimenta, inevitavelmente os pedais também o fazem. -> Assim tipo os nossos triciclos de infância :D
Vantagens?
.simples = + bonito;
.menos peças = menos "coisas" para desgastar;
.melhor rendimento.
Desvantagens?
.são umas quantas mas não me apetece especificar quais :p
Para mim não faria sentido como única bicla lá de casa, mas poderia ser um projecto giro para concretizar durante este inverno... (salvando algum quadro de estrada dos anos 70/80 de ir para a sucata)
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Bicicletada extra de Dezembro
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Transportar carga!
Sou adepto de soluções "faça você mesmo" e ao encontrar este artigo achei interessante partilhar:
Commutebybike
Vamos lá tornar as nossas biclas ainda mais versáteis :)
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Nova ciclovia do Porto
Sendo assim e como ciclista invicto que sou, decidi ir percorrer esse trajecto e tirar umas fotografias. Estava curioso para saber que tipo de atitude foi tomada, e a forma como se concretizou a obra...
Seguem-se algumas fotografias de todo o trajecto e um ou outro comentário:
Primeiro atravessamento...
Esta parte no meio da Av. da Boavista ficou com piada... as árvores ajudam.
Primeira "situação". Este sinal de transito está sempre verde para os automóveis. Para se poder atravessar é necessário vir aqui carregar no botão da passadeira.. hmm afinal somos peões ou veículos ?
Na minha opinião, a ser necessária a ciclovia, acho que esta é a melhor forma de ser concretizada. Marcação e pavimento, transito na faixa de rodagem... Apesar de nesta imagem existirem mecos, só a marcação do pavimento já "informa" os condutores para a distância de segurança.
Resulta, não?
Esta primeira rotunda também parece funcionar bem.. Espero que os carros que vão a sair da rotunda respeitem o nosso posicionamento...
Aqui o transito passa a ser feito no meio faixa de rodagem..
Nestas situações temos prioridade sobre os carros?
E nesta? Este é um dos pontos que acho bastante perigosos pq nem os carros nem os ciclistas sabem muito bem quem tem a prioridade, e o atravessamento é necessário... A forma excessivamente rectilínea do traçado tb é algo estranha de se "cumprir".
Este também é um ponto complicado, já que quem vem no sentido contrário (do que estou agora) sente-se em contra-mão com o transito automóvel...
Mais um atravessamento... seria interessante colocar sinalética a ilucidar prioridades. Aquela barra branca que se pode ver do lado direito é uma barra para os automóveis pararem (conforme tem antes das passadeiras). Será que quer dizer que temos prioridade? Seria boa politica. Mas a ser tem de se esclarecer com sinalética.
Esta curva é assim meio apertada :p
Esta fotografia já é dentro do parque da pasteleira.. Se para passear é agradável, acho que dentro de um parque não faz grande sentido existir uma ciclovia... afinal, não é preciso proteger os ciclistas dos automóveis, certo?
Além disso, para o utilizador utilitário, este percurso é bastante idiota pois dá montes de voltas. Quem quer ir de A para B tem mesmo de abandonar a ciclovia antes de entrar no parque. Ou então vai numa de passeio...
Já a descer em direcção ao rio, existe um grande passadiço em madeira... As cores do Outono dão bom ar à ciclovia..
Final desta ciclovia...
Espero que gostem das fotografias... foi um passeio lúdico, assim como me parece ser o propósito desta ciclovia. Ainda estamos longe de algo mais vocacionado para o utilizador utilitário (quanto a mim só necessário nas vias mais rápidas, pois nas outras a estrada é o nosso local).
Sérgio
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Ciclovias e utilização de bicicletas
A utilização da bicicleta é cada vez mais encarada como uma alternativa de transporte urbano. Silenciosa e amiga do ambiente (e da saúde dos seus utilizadores), a sua utilização nas cidades portuguesas vai crescendo timidamente.
Dia 23 de Setembro, a partir das 21:30, no Clube Literário do Porto (Rua Nova da Alfândega, 22, Porto - à ribeira), a Campo Aberto organiza um debate com os seguintes convidados:
· Miguel Torres, colaborador do projecto Futuro Sustentável, onde foi proposta uma rede de ciclovias para o Grande Porto;
· Pedro Serra, do movimento Massa Crítica;
· João Neves, responsável pelo projecto Civitas, em curso na cidade do Porto.
Este debate surge no seguimento de uma conversa que se iniciou online quer no site da Campo Aberto quer no blog "Baixa do Porto" a propósito da utilização da bicicleta como meio de transporte e dos potenciais conflitos que podem surgir entre peões, ciclistas e automobilistas. O debate insere-se ainda na semana europeia da mobilidade.
Apareçam! :)
domingo, 13 de setembro de 2009
BFF - Lisboa
Infelizmente não pude comparecer, e escrevo este post já quase no seu encerramento, mas para os eventuais distraídos aqui fica o link: Bicycle Film Festival 09
Espero que seja um sucesso!
terça-feira, 7 de julho de 2009
Movimento
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Junho de 2009 from Sergio Guerra on Vimeo.
As pedaladas em movimento da Massa Crítica de Junho :)
sábado, 20 de junho de 2009
Pedaladas atribuladas
Quando comecei este blog, o objectivo passava por partilhar as minhas reflexões e constatações sobre o andar de bicicleta na cidade.
Como seria de esperar, as coisas nem sempre correm pela positiva, e passados 1650 km tive um pequeno acidente (a última vez que tinha caído de bicicleta foi há 15 anos atrás). Nada de especial, umas raspadelas no braço e nas pernas, mas mesmo assim acabam por ser interessantes para evitar o excesso de confiança...
A situação: chuva + paralelos irregulares + rua a descer --> queda!
Explicação: velocidade excessiva
Consequências: arranhões na pele, na bicla... e no ego. :p Mesmo assim deu para ir a pedalar até casa :)
Deduções: evitar velocidades estonteantes em descidas com piso molhado (dah)!
Abraço e boas pedaladas (com os devidos cuidados) :)
segunda-feira, 18 de maio de 2009
quinta-feira, 7 de maio de 2009
News Update
Dei um salto ao Movimento Alternativo de Bicicletas:
No mesmo fim de semana também se realizou a massa crítica de Abril.. nunca somos muitos participantes, mas acho que correu bem.
Esta clássica aqui em cima é a minha pasteleira (finalmente arranjei uma!) que foi salva do destino cruel da sucata. Tem charme ferrugento!
Sérgio
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Festejar!
Pois é... o tempo passa a correr e esta sexta dia 24 já é dia de bicicletada.
Dia de festejar a nossa independência do transito automóvel. Dia da igualdade na cidade. Dia de sorrir enquanto seguramos o nosso guiador. Dia de usar a campaínha. Dia de pavonear as nossas rodas. Dia de acreditar.
Pois, acima de tudo, dia de acreditar que mesmo numa sociedade fechada e preconceituosa como a nossa (perante as bicicletas), conseguiremos sempre mostrar que é possível, mais fácil e muito agradável percorrer os nossos trajectos do dia a dia a pedalar.
Se gostas de andar de bicicleta, aparece esta sexta feira ás 18:30 na Praça dos Leões.
Sejamos Massa Crítica!
terça-feira, 14 de abril de 2009
1ª Cicloficina no Porto
A época está boa para adoptar a bicicleta como meio de transporte.
Cada vez mais pessoas no Porto o fazem!
Você também gostava de andar na sua bicicleta mas ela está avariada,
tem um pneu furado, ou apenas precisa de um empurrão para se por a
andar? Esta iniciativa pretende ajuda-lo!
A Cicloficina vai ter lugar na CasaViva, praça do Marquês do Pombal nr
167, na próxima quinta-feira dia 16 de abril, das 18h45 as 20h30.
Vão estar lá alguns voluntários com as ferramentas necessárias para
fazer pequenos arranjos para por a sua bicicleta de volta nos eixos.
Se não for suficiente eles poderão indicar-lhe um mecânico
profissional.
http://cicloficina.wordpress.com/
Esperemos que corra tudo bem e que se torne uma constante!
Apareçam!
Sérgio
quarta-feira, 8 de abril de 2009
sexta-feira, 27 de março de 2009
Um belo começo de ano..
terça-feira, 24 de março de 2009
domingo, 22 de março de 2009
A primavera anda aí!
quarta-feira, 4 de março de 2009
Estacionamento nas estações do Metro do Porto
Umas duas a três vezes por semana faço uma deslocação (duas contando ida e volta dia seguinte) intermodal entre o Porto e a Póvoa de Varzim.
Pese embora não precise, uma grande lacuna que tinha observado na grande maioria das estações da linha vermelha (a que eu uso) era a falta de estacionamento nas estações (os ditos bike racks). Especialmente na Póvoa, era costume ver bicicletas amarradas a postes e ás guardas do passeio.
A boa notícia é que parece que a Metro do Porto se deu conta desta lacuna e tenho agora visto vários destes racks disponíveis (fruto do habito ou não, hoje na Póvoa estavam 2 bicicletas amarradas a postes/etc e apenas uma no rack).
Não sendo eu um expert nestas coisas, parecem-me ser de boa qualidade não obrigando a estragar rodas e permitindo prender a bicicleta em vários pontos.
Fico agora a aguardar pelas futuras novas composições que prometem ser mais rápidas e ter espaços dedicados a bicicletas :)
Boas pedaladas!
sábado, 28 de fevereiro de 2009
I love riding in the city (of Porto) ;)
Já saiu a edição de Março de 2009 da Urban Velo, sendo que tive a sorte de ver publicada uma fotografia minha na secção "I love riding in the city".
Para além da paixão pelas bicicletas, também nutro semelhante sentimento pela fotografia (especialmente analógica e com maquinaria com uns bons anos), sendo que o entrecruzar destes dois mundos é especialmente delicioso :)
Última sexta feira do mês, ontem foi dia de bicicletada e mais uma vez se fez um bom passeio pelas ruas do Porto. Trajecto talvez um pouco agreste, um ponto a rever para a próxima "edição".
Algumas novas caras, outras já conhecidas, mas andei tão distraído a tentar fazer um filmezinho do passeio que nem contei o total dos participantes. (o filme ficou mau porque já era noite...)
Pela primeira vez (acho eu) surgiu uma bicicleta eléctrica, que tive oportunidade de experimentar... interessante (especialmente para fazer distâncias mais elevadas).
Surgiram potenciais participantes para verem a sua bicicleta afinada na futura Cicloficina do Porto. Temos realmente de tratar de marcar uma data/sitio...
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
City Cycling - Já nas bancas num computador perto de si
A citycycling é uma revista online dedicada ao mundo do ciclismo citadino. Saiu hoje a edição de fevereiro e devo confessar que ando viciado em ler as edições anteriores...
Nesta edição escolheram duas fotografias minhas :)
Sabe bem ler artigos de pessoas que gostam de bicicletas diferentes das de montanha, e debater assuntos pertinentes relativos ao ciclismo utilitário e citadino. É triste cá sermos tão poucos, mas pronto, alguma coisa de bom a globalização haveria de nos trazer.. Leiam!
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
O Pedal na Horta
Alguma malta que costuma aparecer na Massa Critica do Porto vai aparecer antes para um jantar/discussão em redor das biclas e também congeminar sobre uma futura cicloficina no Porto.
Apareçam! :)
sábado, 31 de janeiro de 2009
"Fazer" uma bina..
Vai daí, comecei por uma elaborada pintura caseira (traduzindo, uma básica borradela com spray) num verde clássico:
Arranja-se um guiador de pasteleira e um selim brooks e a coisa começa a tomar forma..
Talvez tenha escolhido uns pneus demasiado finos (a ideia é ser uma bicla de estrada/cidade) mas antes de pensar em mudar vou dar umas voltas assim mesmo.
As mudanças são no cubo (Nexus 7) com travão de contra-pedal ;)
Falta tratar da pedaleira e de mais uma série de pormenores (preciso de um guarda-lamas e talvez de um rack dianteiro), mas espero em breve já ter fotos do projecto finalizado :)
Espero que gostem!
ps: desculpem as fotos manhosas de telemóvel..
sábado, 24 de janeiro de 2009
Passear de bina - NaturRia
Objectivo: NaturRia
Este é um percurso que se faz ao longo da Ria, compreendendo vários kms de paisagem bonita e ar pouco poluído.
Apesar das nuvens ameaçadoras, tive sol em todo o meu trajecto, sendo que acabei por não completar o percurso porque uma boa parte dele estava bastante alagado (e eu numa bicicleta com pneus de estrada).
O que se vê..
Começa a água no percurso..
Verde..
Amarelo..
Cinza claro :p
O trafego constante..
Aqui começou a tornar-se intransitável..
ps: vêm-se muitas pasteleiras por estas zonas... tenho de perguntar nos cafés se conhecem quem queira vender uma :)