sábado, 22 de outubro de 2011

O último passeio de verão?

Sejamos honestos.. este calor e sol todo não são normais para esta época do ano, e este verão de S. Martinho não vai durar para sempre. 
Assim vaticinava ontem o WindGuru (embora este 'printscreen' seja de hoje), pelo que decidi aproveitar o vento quente do final de tarde para ir dar uma voltinha pela cidade.
Quando não utilizava a bicicleta no dia a dia para me transportar, sentia muito mais esta necessidade de passear: pegar na bicla e partir sem outro objectivo que não o puro prazer de pedalar e sentir o vento na cara. 
Sinto que com a actual utilização mais assídua, vou "matando" a fome de pedal sem dar conta e estes passeios só pelo gosto de passear, acontecem menos vezes.

Peguei na levezinha, e aí fui eu... avenida da boavista acima, e, em plena hora de ponta, a ideia era fugir o mais rapidamente do trafego e ir limpar a cabeça com sol, rio e mar.
Virei pela Rua de António Cardoso (gosto das árvores frondosas) direcção ao Campo Alegre para fazer travessia do rio à cota alta pela Ponte da Arrábida.
Hoje só temos um passeio minúsculo para passar, mas é bom relembrar que em tempos tivemos ciclovias:
Nem sempre o caminho da dita 'evolução' leva a uma melhoria..

Chegado à margem sul, tive de descer um pedaço de descampado, depois escadas e um túnel...



Passado um pequeno teste à qualidade dos travões (se chumbarem, o mais certo é cairem ao rio), chegamos à marginal: 

É bom viver numa cidade onde passados 10 minutos a pedalar conseguimos já estar longe da confusão, do transito e da poluição :)
Também sabe bem pedalar só pelo prazer de o fazer, e a ciclovia que vai até ao mar acabar por ser  bastante agradável.
Com a luz do dia a esgotar-se, e um jantar marcado para as 20:30, comecei o caminho de regresso fazendo um mega-atalho chamado Flor do Gás :)
O Flor do Gás é um barco que faz a travessia a peões e bicicletas entre a Afurada e o Cais de Lordelo.. o barco antigo em madeira envelhecida, combina com a sua tripulação que já faz esta travessia quase de olhos fechados.


Gostei muito de fazer esta travessia: rodeado de locais que contavam histórias disto e daquilo, e por um outro ciclista/passageiro, deu para descobrir uma nova visão da foz do douro e da ponte da Arrábida.

Já na margem norte, (e depois de passar pela 'nuvem' de pombos que nos recebe) lá fiz a restante marginal apanhando um belo por do sol..

..e ainda deu para analisar os 'novos' estacionamentos na Avenida Brasil (gostei)..

E pisar o novo troço de 'ciclovia' da Av. da Boavista..

Não sei se foi o último passeio de verão ou o primeiro de outono, mas com sol e calor, ou frio e chuva, sabe sempre bem passear de bicicleta :)

1 comentário:

paulofski disse...

E até parece que já estamos o Inverno! Faço muitas vezes o passeio à beira mar, beira rio, para desopilar, destressar, pensar ou simplesmente pedalar.