domingo, 31 de julho de 2011

'fixed' mas nem tanto

O fenómeno das 'fixed' parece que veio para ficar.
Por todo o mundo, muita malta largou as bicicletas agora ditas 'convencionais' com roda-livre, mudanças por desviador ou no cubo, e optou pela simplicidade de uma fixed gear (com o sem travões).

Não vou entrar na discussão se é estúpido ou não usar uma fixed gear, acho que cada um usa aquilo que gosta e com que se sente bem (já tive uma fixed que infelizmente foi gamada, mas até gostei da experiência), e eu gosto de todas as bicicletas do mundo, mesmo as mais feias (procurei "ugliest bicycle in the world" e deu este resultado) :p

O irritante nas fixed (fenómeno que cá está agora a bater forte, mas lá fora já está a abrandar), não são as bicicletas propriamente ditas - é a malta que faz dinheiro com elas.
Fazem um marketing agressivo a literalmente re-inventar a roda. Ora... as fixed não são nada de novo... elas são até o tipo mais simples e antigo de bicicleta (Sheldom Brown dixit), no entanto, para melhorar as vendas, somos inundados com a 'inovação' das fixed e hoje tropecei nesta coisa:


A "Twin-Fixed"!

COMO??
Esta empresa familiar Suíça criou um produto a que chama twin-fixed porque...errr... tem duas velocidades. Qual será o próximo passo? 10 mudanças? 21 ? e uma roda livre? não? "10-not-so-fixed bicycle" :>

Que aconteceu à teoria da simplicidade, da união homem/bicicleta etc etc?

Paz e amor :)

2 comentários:

Daniel Fonseca disse...

Este vendedor no ebay tem umas "fixed" com preços muito em conta:
http://shop.ebay.co.uk/antiquestandard/m.html?_nkw=&_armrs=1&_from=&_ipg=25

Sérgio Moura disse...

Viva Daniel, sim, já tinha visto essas por acaso... costumam aparecer no forum das fixed. O preço de uma fixed dessas custa tanto como um wheel-set não muito bom... e o cubo é flip-flop com roda livre de um dos lados..