A Mónica Santos e Suzana Dias – designers de comunicação e em fase de doutoramento - pediram-me para divulgar este pequeno inquérito virado para quem anda de bicicleta:
Dê-nos uma boa razão para pôr alguém a andar de bicicleta
PROJECTO: Design e mobilidade – por uma cidade mais inteligente e emotiva
Sempre se andou de bicicleta por diversas razões. Contudo, hoje, essa opção pode até ser uma atitude politica.
“O meu vizinho comprou um Mercedes. Eu faço questão de andar de bicicleta” – o carro é um objecto simbólico – uma espécie de avatar, através do qual as pessoas se fazem representar socialmente. Se umas têm a pretensão de demonstrar poder e riqueza através desse uso, outras contribuem para reciclar essa mentalidade face aos problemas ecológicos, económicos e de saúde, reais. Recai sobre nós a decisão consciente de escolher o nosso avatar.
Entre muitas outras razões, a bicicleta é também uma expressão de liberdade e integração social. O vidro do automóvel separa as pessoas, a bicicleta integra-as.
QUEM SOMOS?
Mónica Santos e Suzana Dias – designers de comunicação e em fase de doutoramento.
EM QUE CONSISTE O PROJECTO?
Este projecto está a ser pensado dentro do âmbito de uma cadeira de doutoramento em Arte e Design. Tem a ambição de ser uma pequena, mas rica, experiência entre nós e as pessoas que quiserem participar.
Ao colaborar connosco estará na posição de cliente e de autor ao mesmo tempo, ou seja, irá dizer-nos qual a melhor forma para sensibilizar alguém a utilizar a bicicleta. Nós, enquanto designers de comunicação, iremos traduziremos essas ideias visualmente. Daremos forma aos dados que nos chegarem e iremos analisar a eficácia comunicativa.
COMO PARTICIPAR?
Muito simples:
1) diga-nos, numa frase, expressão ou ideia, o que diria a um amigo para o motivar a andar de bicicleta.
[(dica) lembre-se da eficácia do humor e da emoção quando se trata de persuadir alguém].
2) Quais os pontos que identifica como mais relevantes para sensibilizar a sociedade para preferir a bicicleta a outro veículo.
3) Conte-nos em 3 linhas como personaliza (ou personalizou na adolescência) a sua bicicleta. Qual a memória que o/a liga à bicicleta?
Uma vez que é co-autor, deixe-nos um elemento identificativo: nome, nickname, email.
OBJECTIVOS?
- Este projecto é um exercício com um fim meramente experimental. Verificaremos, através dele, se a colaboração directa da criatividade das pessoas com um designer de comunicação, pode ou não potenciar a mensagem, tornando-a mais eficaz que um trabalho institucional. Neste caso, mais eficaz que uma campanha de sensibilização institucional.
– Dar lugar às pessoas para serem co-autoras numa mensagem visual.
- Substituir a ideia de ‘cliente’ por ‘colaborador’.
- Uso da plataforma digital pela ligação directa a grupos específicos em redes sociais para: levantamento das necessidades comunicativas; criatividade social; divulgação viral da mensagem.
- Uso da internet como plataforma colaborativa, para um fim democrático.
- Utilização do design de comunicação para um fim ético, politico e social.
- Disseminar o resultado desta experiência (mensagem de sensibilização para a utilização da bicicleta) através da Internet de forma gratuita.
DÚVIDAS?
Não hesitem em contactar-nos:
bicicla@clix.pt
PRAZO DE PARTICIPAÇÃO?
(curtinho) até dia 11 de Junho.
Obrigada!
Suzana Dias e Mónica Santos
1 comentário:
Feito ;)
Enviar um comentário