domingo, 4 de Novembro de 2012

L'Eroica 2012 - O prólogo


Gaiolle in Chianti.

A terra onde tudo começa e onde me desloquei para participar na L'Eroica.

Localizada no coração da Toscania, esta é realmente uma localidade tão pequena quanto bonita, e ninguém imaginaria ali realizar-se um evento desta dimensão.

Voo bem cedinho do Porto até Pisa, o aeroporto mais próximo de Gaiolle, e já em solo italiano encontrei-me com o resto da comitiva Le Coq Sportif de Espanha - fui integrado nessa família que por acaso (ou talvez não) é uma das principais marcas patrocinadoras da prova.

A Toscania é um zona turística e vinícola excelente... aqui não se vê nada descuidado e o recorte do horizonte é delicioso...


O dia de véspera foi a altura encontrada para fazer verificações técnicas, a LCS cedeu uam bicicleta clássica para eu fazer a prova - Ciclo Piollini - felizmente do meu tamanho e em boas condições de funcionamento.
Para além das características do terreno  a L'Eroica tem uma série de limitações com o objectivo de manter o espírito clássico do equipamento, sendo que a mais importante se prende com o tipo de bicicleta aceite: a bicicleta terá de ser de estrada (as bicicleta de BTT só apareceram por volta de 1985) e construída antes de 1987, quadro de aço, manípulos de mudanças no quadro e cabos de travão exteriores ao guiador.

Mesmo na véspera a aldeia já estava vestida a rigor:




A afinar uma roda no meio da confusão antes de um pequeno piquenique no jardim...


Estavamos agora a postos para o 'prologo' da L'Eroica, basicamente uma volta pela região até um pequeno castelo relativamente perto de Gaiolle.


Tudo a postos? Aqui vamos nós...





Notas relativamente a este pequeno passeio: pedalar em montanha é duro - muito duro mesmo - depois de fazer 10/15 km sempre a subir, e apesar do bom piso de asfalto, fiquei literalmente roto. 


A chegada ao castelo com direito a umas cervejolas e acepipes não deixou de me fazer pensar: será que tenho pernas para amanha



...continua...





3 comentários:

grouchomarx disse...

Que fixe, umas voltinhas pela Chiantigiana SR 222...

Calculo que passem por Panzano in Chianti (fica a 20 km). Parem as biclas, esqueçam a corrida e vão aqui comer uma carninha.

Digam ao Dario Cecchini que vão da minha parte, LOL.

boa corrida!

grouchomarx

Sérgio Moura disse...

Obrigado Groucho, estou a ver que conheces bem a zona :)

Rui Tavares disse...

Só passeata. E à grande. Continua lá