quarta-feira, 23 de novembro de 2011

5a feira, faça greve ao carro, vá de bicicleta!


Esta quinta feira há greve geral em Portugal... o transito adivinha-se caótico já que grande parte dos serviços de transportes colectivos serão suprimidos.

Haverá melhor desculpa para experimentar ir de bicicleta?  É pegar na bicla há muito esquecida no fundo da garagem, ou então aquela toda xpto que costuma fazer boa figura ao fim de semana no meio do monte.

A MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta – vem relembrar que a bicicleta é uma excelente alternativa para deslocações urbanas, em dias de greve mas também noutros dias, quando o trânsito automóvel excessivo dificulta a mobilidade e nos impede de chegar a horas ao nosso destino.
De bicicleta, sabe-se sempre quanto tempo demora um determinado percurso. Qualquer pessoa, que ande de bicicleta esporadicamente, poderá fazer 10kms sem esforço e demorar entre 30 e 60 minutos, dependendo da orografia e percurso escolhidos.
A greve de amanhã afectará cerca de 1 milhão de pessoas e facilmente se demorará 1 hora para fazer distâncias relativamente pequenas. Usando a bicicleta, poupa também o tempo de estacionar, bem como os custos inerentes à utilização do automóvel particular.
Para quem não se sente confiante e tem dúvidas sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte, a MUBi está sempre disponível para ajudar nesse processo, inclusivé com um programa gratuito de acompanhamento inicial –  projecto Bike-Buddy. Para obter informação básica de segurança poderá consultar a nossa página:http://bikebuddy.mubi.pt/dicas/manual/.
Amanhã faça uma escolha racional. Faça greve ao automóvel e vá de bicicleta para a cidade!
Experimentem... vai mudar a vossa vida! :)

Sem comentários: