Esta quinta feira há greve geral em Portugal... o transito adivinha-se caótico já que grande parte dos serviços de transportes colectivos serão suprimidos.
Haverá melhor desculpa para experimentar ir de bicicleta? É pegar na bicla há muito esquecida no fundo da garagem, ou então aquela toda xpto que costuma fazer boa figura ao fim de semana no meio do monte.
Experimentem... vai mudar a vossa vida! :)A MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta – vem relembrar que a bicicleta é uma excelente alternativa para deslocações urbanas, em dias de greve mas também noutros dias, quando o trânsito automóvel excessivo dificulta a mobilidade e nos impede de chegar a horas ao nosso destino.
De bicicleta, sabe-se sempre quanto tempo demora um determinado percurso. Qualquer pessoa, que ande de bicicleta esporadicamente, poderá fazer 10kms sem esforço e demorar entre 30 e 60 minutos, dependendo da orografia e percurso escolhidos.
A greve de amanhã afectará cerca de 1 milhão de pessoas e facilmente se demorará 1 hora para fazer distâncias relativamente pequenas. Usando a bicicleta, poupa também o tempo de estacionar, bem como os custos inerentes à utilização do automóvel particular.
Para quem não se sente confiante e tem dúvidas sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte, a MUBi está sempre disponível para ajudar nesse processo, inclusivé com um programa gratuito de acompanhamento inicial – projecto Bike-Buddy. Para obter informação básica de segurança poderá consultar a nossa página:http://bikebuddy.mubi.pt/dicas/manual/.
Amanhã faça uma escolha racional. Faça greve ao automóvel e vá de bicicleta para a cidade!
Sem comentários:
Enviar um comentário