quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Metro do Porto e as bicicletas



A Metro do Porto parece que não sabe muito bem que politica ter com as bicicletas... ao longo da sua existência já teve o livre acesso apenas fora de horas de ponta, depois teve acesso livre sem limitações e isto vai gerando algumas discussões sem conclusão aparente.
Decidi perguntar directamente e recebi a resposta:


Em resposta ao Seu e-mail, que nos mereceu a melhor atenção, serve o presente para agradecer a atenção dispensada e informar que no que diz respeito ao transporte de bicicletas, as normas são as seguintes: “o transporte de velocípedes está autorizado de segunda a sábado nos horários compreendidos entre as 10h e as 17h e entre as 19h e as 24h. Excepto aos Domingos e feriados que poderão transportá-los a qualquer hora.

Assim, o acesso dos velocípedes ao veículo deverá ser feito apenas pela porta traseira e só são admitidos quatro velocípedes por veículo para não prejudicar o conforto dos restantes passageiros.”

No entanto, estamos a elaborar um projecto-piloto de livre acesso das bicicletas nos veículos para verificarmos se existe capacidade no metro para tal. Consequentemente, poderá transportar a bicicleta no metro desde que este não esteja com grande afluência de clientes. Se tal se verificar, deverá aguardar pelo veículo seguinte.

Aproveitamos a ocasião, para informar que existem estruturas para aparcamento das bicicletas nas seguintes estações: Casa da Música, Trindade, Senhora da Hora, Pedras Rubras, Póvoa de Varzim e Fórum Maia.

Permanecendo ao Inteiro dispor, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,


Portanto actualmente só se pode transportar fora das horas de ponta mas isso talvez mude daqui a uns tempos? :|
E vocês caros leitores? Já alguma vez lhes foi barrada a entrada com bicicleta na hora de ponta?

5 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente, acho que o Metro de Lisboa faz o mesmo que o Porto...
O n/ país ainda tem melhorado muito (veja-se a CP) mas ainda tem um longo caminho pela frente...

T disse...

No ultimo verão usei algumas vezes o metro do porto para me deslocar para o trabalho. Fazia-o principalmente na hora de ponta da manhã. Não tinha consciência que não era permitido. De qualquer forma, nunca fui chamado à atenção, nem por outros passageiros, nem pelo ocasional revisor, nem mesmo pelo regular segurança.

Miguel Barbot disse...

Tenho utilizado sem olhar à hora, mas evitando combóios cheios. Sem problemas.

Já agora, vale a pena utilizar o funicular, cujos funcionários até ajudam a passar a bicla.

O Metro do Porto é um excelente exemplo. Sou fã.

Sérgio Moura disse...

Pois eu também nunca tive problemas, mas gostava que os seus regulamentos fossem mais transparentes.
Já estive em situações que me deparei com mais de 4 bicicletas na mesma composição, e os seguranças não colocaram grandes problemas...

Anónimo disse...

Ok. Vamos trabalhar depois da dez, fixe.