quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Árvores de Natal iluminadas a pedal


Isto possivelmente não é novo, mas só hoje tive ocasião de reparar que no norteshopping existe uma árvore de natal cuja iluminação é feita por mini-geradores colocados em 6 ou 7 bicicletas lá presentes.
Não deixa de ser positivo ver bicicletas ali (numa catedral do capitalismo desenfreado uhuhuhuh) e perceber que pelo menos as crianças (os únicos que vi a utilizar) ficam com um brilhozinho nos olhos notando que a sua energia pode servir para algo mais do que jogar playstation ;)

2 comentários:

anabananasplit disse...

Isso é muito giro, mas como são servidas as pessoas que se deslocam até ao NorteShopping de bicicleta? Há parqueamento? Se sim, onde, e com que condições? É que greenwashing é uma coisa muito feia.

Sérgio Moura disse...

Viva Ana!
Não sou adepto de centros comerciais desta escala, mas o norteshopping embora não esteja situado no centro da cidade, tem acessos aceitáveis para bicicletas (costumo ir lá de bicla quando tal é preciso). Num dos primeiros posts aqui do blog queixei-me da falta de estacionamento para bicicletas, mas entretanto já existe e está situado no exterior junto a uma das saídas com maior trafego de peões (solução razoavel apesar de serem meros 'wheel-benders').
Assim sendo, e, apesar de como todos os outros, ser pensado para o utilizador automobilizado, reune um mínimo de condições para que não se considere 100% greenwashing...
Curiosamente até espreitei por baixo dos dínamos a saber se tinham algum fio ligado, ou se era só a fazer de conta (e tinha :p ).

Bom ano novo!