sexta-feira, 20 de junho de 2008

Faz hoje 3 semanas..



.. que decidi diminuir a minha pegada ecológica e passar a utilizar um meio de transporte que sempre gostei mas cuja utilização era por mim negligenciada faz bastante tempo.

Foi com algum saudosismo que comprei uma câmara de ar de 26" e limpei as teias de aranha da minha bina de btt. Em 10 minutos estava a rolar novamente, apesar dos diversos problemas que ela carrega (desviador da frente não funciona direito, quadro sobre-dimensionado para mim, etc).

No meu dia a dia tenho normalmente dois tipos distintos de deslocações:
1º - Deslocações dentro da cidade do Porto, normalmente entre Ramalde e a baixa
2º - Deslocações inter-urbanas (Porto - Póvoa de Varzim, normalmente 3 vezes por semana)

Se na primeira os grandes desafios são o calor/suor/declives, na segunda é a extensão do percurso (aproximadamente 30km por estrada nacional).


Decidi assim fazer uso do metro do Porto para a 2ª deslocação, tornando assim esta deslocação rápida e mais divertida... Como á hora de ponta o espaço nas carruagens nem sempre é grande, apostei na compra de uma bina dobravel em aluminio.








Aqui está ela dobrada e dentro de um saco do IKEA. Barato e resistente!









Vou ver se faço deste blog um diário de reflexões sobre esta experiência e que possa inspirar mais pessoas a largar o carro.

Sérgio

4 comentários:

raquel disse...

parabéns pela decisão!
eu comecei oficialmente a redução da minha pegada ecológica na semana passada: tenho feito algumas experiências, para ver quais os percursos menos maus, nesta terrível cidade inimiga das bicicletas!
hoje tentei o percurso: casa, trabalho e descobri que na ida, demoro exactamente o MESMO que de carro! escandaloso, no mínimo. o regresso, que foi sempre a subir, demorou quase o dobro, mas mesmo assim... boas pedaladas!

Sérgio Guerra disse...

Obrigado e parabens pela tua óptima decisão! Somos cada vez mais!

Ao contrário da forma como pedalava antigamente, agora uso bastante as mudanças e tento dosear da melhor forma possível o esforço.
E com a melhoria da minha condição fisica cada vez transpiro menos!
Boas pedaladas :)

José disse...

Qual foi a dobrável que compraste?

José disse...

E já agora, aonde a compraste? :)