tag:blogger.com,1999:blog-4638508590378017733.post2441009623729534666..comments2023-10-31T08:49:10.579-07:00Comments on De Bicicleta no Porto: Diferenças de cotaSérgio Mourahttp://www.blogger.com/profile/17720513299666728258noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4638508590378017733.post-41822729841254660572011-07-26T03:59:36.848-07:002011-07-26T03:59:36.848-07:00Viva NCarvalho,
obrigado pelo teu comentário!
Gos...Viva NCarvalho,<br />obrigado pelo teu comentário!<br /><br />Gosto das tuas ideias, quase todas elas interessantes, mas só acho que as ciclovias, e até pq se existem temos de lá circular obrigatoriamente, se forem projectadas como até agora, não são de grande utilidade ao ciclista utilitário. <br />Digo isto porque são mal construídas e pensadas, com circuitos lentos, com declives acentuados, e induzem as pessoas a uma falsa sensação de segurança que não está nada presente nos cruzamentos e atravessamentos dos seus percursos.<br /><br />Dito isto, tenho também de acrescentar que acredito que mais ciclovias = mais novos ciclistas, e isso é bom.... é um típico caso em que tenho "mixed feelings".<br />Além de que podem ser bem projectadas, e tornar-se realmente úteis, especialmente em vias onde existe grande diferença de velocidade entre automóveis e bicicletas...<br /><br />Eu em conjunto com o Miguel do 1penoPorto estamos a tentar reunir pessoas e ideias para por a(s) nossa(s) causa(s) a mexer, e aproveitar uma certa "moda das biclas" ao serviço da comunidade :)<br /><br />Abraço!Sérgio Mourahttps://www.blogger.com/profile/17720513299666728258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4638508590378017733.post-28766740194447061132011-07-25T09:11:22.779-07:002011-07-25T09:11:22.779-07:00Viva. Sou morador em Gaia e foi com orgulho e praz...Viva. Sou morador em Gaia e foi com orgulho e prazer que encontrei este BLOG. Além de falar no Porto (e regiões envolventes), de bicletas, fala também da bicicleta como meio de transporte, coisa que comecei a fazer à coisa de dois meses.<br />Não o faço tão regularmente como pretendia, mas é uma questão de habito e pretendo que venha a ser mudada.<br />Relativamente às cotas ou de uma forma geral ao uso da bicicleta como meio de transporte e o que se pode fazer para facilitar, infelizmente acho que há muito para ser feito.<br />A aposta das ciclovias dedicadas ao lazer foram um sucesso em todo o lado. Uma aposta ganha plos autarcas. O significado dessa vitória é que a população está a preparar se cada vez mais para andar de bike, e como tal mais preparada para fazer das duas rodas um meio de transporte.<br />Cabe então às autarquias, pensar nas ciclovias, nos estacionamentos, etc. focados no dia a dia do trabalhador ou estudante (além do lazer).<br /><br />Acho que nos cabe a nós todos (utilizadores mais ou menos experimentados de bicicleta no contexto urbano), desenvolver as ideias e propostas.<br /><br />Lanço aqui o desafio, deixo a minha ajuda para trabalho futuro, e algumas ideias:<br />- Parque estacionamento bikes em escolas<br />- Parque estacionamento bikes junto a estações de comboio e metro<br />- Ciclovias dirigidas de/para as estações de transportes públicos<br />- ciclovias dirigidas da periferia para os centros (de comércio, industria)<br />- Ciclovias de cotas baixas para cotas altas, contornando o mais possível os declives maiores<br />- Além dos elevadores sugeridos por vós...<br /><br />Bom trabalho!!NCarvalhohttps://www.blogger.com/profile/04301755181779075490noreply@blogger.com