segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Coastline - Vídeo-biclas-lusas


Dá para notar que a bicla está na moda... o Hilário, maior colaborador audiovisual aqui da casa, alertou-me para este novo vídeo - desta vez uma produção 100% nacional - onde aparecem o que suponho serem pasteleiras fabricadas nos tempos gloriosos da industria das duas rodas em Águeda.
Isso e meninas e meninos da moda. 
Bonito.

domingo, 30 de outubro de 2011

Massa Crítica de Outubro

Depois do vendaval épico do inicio desta semana, a última sexta feira do mês foi solarenga e plena de boa disposição... ou não fosse dia de Massa Crítica :)


35 ciclistas presentes, e (algo que me agradou e muito) muitas caras novas, partimos da Praça dos Leões para uma volta diferente, desta feita pela zona alta da cidade.

O Daniel fez um mapa do percurso:
M A P A

Foi bom variar o percurso, e apesar de termos subido bastante, nem os ciclistas mais inexperientes ficaram para trás.. muito bem! Também gostei da forma natural como se foram fazendo as "rolhas" e tudo aconteceu de forma fluída e sem qualquer stress :)
A ver se no próximo mês se levam mais panfletos, e também umas bandeiritas :)
Vídeo do Polo Universitário e da chegada à Praça do Marquês :)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Hoje é dia de festa!



Última sexta feira do mês, dia da Massa Crítica!

Logo não deixem as vossas biclas sozinhas (como neste insólito vídeo clip dos No Age, uma boa sugestão do Hilário Amorim), venham festejar e tragam amigos/as também!

A partida faz-se da Praça dos Leões por volta das 18:30/19:00.. apareçam!
http://www.massacriticapt.net/?q=porto

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Le Petit Journal

Charles Terront, nem mais. 
Este senhor, aqui muito bem retratado, foi o vencedor da primeira edição (1891) daquela que viria a ser uma prova mítica do ciclismo.. a Paris-Brest-Paris! 
Hoje, e já sem competição, ainda se realiza, feito que a torna a prova mais antiga de longa distância (1200km).
Quem me conhece sabe bem que não ligo muito a desporto e competição, mas estas provas têm o dom de me fazer revirar o cavalheiresco bigode que há em mim!
Pierre Giffard of Le Petit Journal created the Paris-Brest et retour cycle race in September 1891, describing it as an "épreuve", a test of the bicycle's reliability and the rider's endurance. Riders were fully self-sufficient, carrying their own food and clothing and riding the same bicycle for the duration. The response was so phenomenal that they had to charge 5 francs entrance as 300 riders signed up. Each bicycle was given an 'official seal' at a 2 day ceremony, the 280 sealed machines included 10 tricycles, 2 Tandem bicycles, and 1 Penny-farthing
Portanto, os ciclistas participavam em regime de autonomia total carregando a própria comida, roupa e não tinham hipótese de mudar de bicicleta durante o percurso (a deste senhor era leve.. pesava 'apenas' 21.5Kg 8-) ).
Estão a ver porque motivo eu gosto destas coisas mas não dou especial atenção aos "tours" competitivos de hoje?
Qual a piada de ver escândalos de dopping e equipas a esconder motores eléctricos não se sabe bem onde?
Como esta, há toda uma série de provas clássicas na Europa: cá em terras lusitanas tivemos a Porto-Lisboa, mas acabou em 2004 quando já se desenrolava em moldes diferentes dos originais... a ver se falo um pouco mais destas coisas um dia destes :)

Ciclistas Urbanos no Porto #82

segunda-feira, 24 de outubro de 2011