sexta-feira, 23 de setembro de 2011
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Bicycle Film Festival - Lisboa

O Bicycle Film Festival está aí à porta, tivesse eu um pouco mais perto e estaria lá batidinho. Tendo ocasião é ir lá... segue o programa:
BICYCLE FILM FESTIVAL - LISBOA 2011 - PROGRAMAMais informações e reservas:
30 SET. (SEX) | 30 SET.
21.30 | Programa #1 - FUN BIKE SHORTS
23:30 | BFF AFTER-PARTY c/ INTELECTRONIK (aka Pan Sorbe & Señor Pelota)
1 OUT. (SÁB)
16:00 | PROGRAMA #2 - BMX
18:00 | PROGRAMA #3 - RACING TOWARDS RED HOOK
21:00 | LX ALLEYCAT '11 Corrida de ciclorientação urbana > Jardim S. Pedro de Alcântara
23:00 | PROGRAMA #4 - URBAN BIKE SHORTS
24:00 | BIKESPRINTS AFTER-PARTY
2 OUT. (DOM)
16:00 | PROGRAMA #5 - WITH MY OWN TWO WHEELS
18:00 | PROGRAMA #6 - URBAN BIKE SHORTS
No Sábado, terá lugar a 3ª LX ALLEYCAT, a partir das 21:00 no Jardim de S. Pedro de Alcântara, seguida de festa com Dj's e competições BIKESPRINTS em ambiente "open-source".
(+351) 927 038 581
lisboa@bicyclefilmfestival.com
www.bicyclefilmfestival.com/
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Alguns sinais de mudança?
Parece que por Lisboa já começam a aparecer alguns sinais de evolução (mesclando algum greenwashing?) com a instalação de pequenas 'estações de serviço' para bicicletas.

Não se trata de nada monumental como na fotografia anterior (até porque as bicicletas não necessitam roubar tanto espaço físico), mas sim de pequenos pontos com ar e água junto às ciclovias da capital.

foto: Carlos Filipe
Senhores da Fundação Galp, já se fazia algo semelhante no Porto, não?
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Cicloficina no Porto de Setembro!
Boas malta!
Depois de um ligeiro interregno, a Cicloficina no Porto vai já arrancar esta quinta feira às 18:30 na Escola da Fontinha. Apareçam, e não é preciso ter afinações para fazer... vamos falar também de outras coisas como por exemplo disto.
Hasta!
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
domingo, 18 de setembro de 2011
Semana Europeia da Mobilidade!

O Porto cidade bem conhecida pela sua mobilidade a alta velocidade, já participa há alguns anos neste evento que chegou a incluir o encerramento de algumas artérias na baixa a propósito do Dia Europeu sem Carros, mas claro que isso não durou muito porque "as pessoas têm de ir trabalhar" e, como toda a gente sabe, só pode ser de carro. ;)
O ano passado, e para "promover a mobilidade" iniciaram aquela campanha 'idiota' em que se responsabilizava os peões pelos atropelamentos nas passadeiras. Sim, era mesmo isto... vou recordar as palavras do então Ministro da Administração Interna:
"existe um número elevado de mortes" nas estradas, sendo que "entre os mortos em desastres rodoviários, há cerca de 18% de peões". Dessas mortes, "cerca de 40%" acontecem a atravessar passadeiras, vitimando, na sua maioria, "pessoas idosas".
Portanto, morrem pessoas idosas nas passadeiras, o local onde o peão tem o direito e o dever de atravessar, mas mesmo assim o ministro acha que os peões devem ter:
"cuidados muitos especiais", mesmo "que atravessem nas passadeiras".
Qualquer pessoa sensata, ao ouvir isto sente que já não há controlo sobre os mundo automóvel, eles atropelam pessoas idosas na passadeira apenas porque elas não tiveram cuidados especiais (traduzindo: mesmo na passadeira, é preciso é deixar os carros passar ou então lidar com os ossos partidos).
Meus amigos, é assim que se promove a mobilidade em Portugal e tendo isto como base, o programa de este ano até quase parece maravilhoso:

Analisando:
. escolinha do transito onde se ensina as crianças a deixar os carros passar nas passadeiras para não lhes acontecer algo como às "pessoas idosas";
. exposição sobre uma meia-maratona (fotografias de atletas a correr num evento desportivo vão inspirar muitas pessoas a usar o metro ou a bicicleta);
. um Mobipaper e um jogo de Basquetebol em cadeira de rodas (??);
. uma super aula de Yoga e de ginástica (?);
Para terminar em beleza o: "Dia Europeu sem Carros".
Sim! O Porto participa no dia Europeu Sem Carros. De que forma?
Bom.. conforme o nome indica, seria de supor assistir ao fecho de algumas ruas, mas os responsáveis pela iniciativa preferem marcar esse dia apenas com a campanha "Conduza menos, leia mais" que consiste em distribuir livros aos utilizadores de transportes públicos. Fantástico, não é?
E viva a mobilidade! 8-)
sábado, 17 de setembro de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)

